Regulamento do DESAFIO CLUBE TOP

Enquadramento

O presente regulamento, enquadra a iniciativa DESAFIO CLUBE TOP e insere-se na estratégia de divulgação e promoção do Programa.

A iniciativa DESAFIO, persegue os seguintes objetivos:

• Dar a conhecer o Programa CLUBE TOP;

• Divulgar as medidas que integram o Programa CLUBE TOP;

• Envolver os clubes desportivos com o Programa CLUBE TOP;

• Valorizar o papel social e desportivo dos Clubes Desportivos.

Participantes

• Podem participar no concurso todos os clubes desportivos com sede em Portugal continental, excluindo-se os clubes que participem em competições profissionais.

• Os representantes dos clubes desportivos participantes, devem apresentar uma credencial assinada e carimbada pelo clube (deve utilizar o modelo de credencial que pode descarregar aqui).

• Cada clube desportivo só pode participar uma única vez.

Forma de Participação

• Os clubes desportivos participantes submetem uma mensagem que será publicada no sítio de internet do DESAFIO CLUBE TOP.

• Vencem o concurso os concorrentes cujas mensagens registem mais votos na sua publicação no sítio de internet do DESAFIO CLUBE TOP.

• A mensagem publicada deve evidenciar o que torna um clube desportivo único e especial, e pode centrar-se em tópicos como:

• As práticas desportivas desenvolvidas;

• Os resultados desportivos de relevo, obtidos em competições oficiais;

• Boas práticas de gestão/ práticas inovadoras/práticas inclusivas;

• Impacto junto das suas comunidades;

• Realçar a necessidade de dar a conhecer a sua história;

• Outros.

Características da Mensagem

• A mensagem é composta por um título (máximo 50 caracteres), por um texto (máximo 200 caracteres) e por uma fotografia.

• A fotografia deve respeitar as seguintes especificações:

• devem pertencer ao clube os respetivos direitos / deve pertencer ao acervo do clube;

• deve ser alusiva à prática desportiva do clube;

• deve ser a cores;

• deve ter uma orientação de paisagem ("deitada");

• deve ser enviada no formato JPEG;

• o nome do ficheiro deve incluir as iniciais do nome do clube e o nome do representante, à semelhança do seguinte exemplo: clube_ases_da_bola_jose_silva.jpg.

Processo

Submissão da Mensagem

• A mensagem deve ser enviada através do formulário disponível no sítio de internet do DESAFIO CLUBE TOP (www.desafio.clubetop.pt).

• As mensagens podem ser submetidas continuamente até ao dia final do concurso, dia 30 de julho de 2019.

Publicação da Mensagem

• O IPDJ publica as mensagens submetidas no sítio de internet do DESAFIO CLUBE TOP a partir da data de lançamento do concurso, 31 de maio.

• A publicação das mensagens é realizada exclusivamente nos dias úteis, por ordem de submissão e no prazo máximo de 48 horas após a submissão.

Partilha e Votação da Mensagem

• A partir do momento que a mensagem seja publicada no sítio de internet do DESAFIO CLUBE TOP, o concorrente pode desenvolver os esforços que entender junto da sua comunidade para que esta seja amplamente partilhada e resulte num maior número de votos.

• A votação das mensagens ocorre exclusivamente no sítio de internet do DESAFIO CLUBE TOP, com recurso ao botão disponível para esse efeito.

Apuramento dos Vencedores e Divulgação dos Resultados

• Os vencedores serão apurados com base no número total de votos registados no sítio de internet do DESAFIO CLUBE TOP até às 24:00 do dia 31 de julho, altura em que a votação será desativada para efeitos de contagem.

• Os concorrentes vencedores serão notificados por correio eletrónico e informados atempadamente.

• As mensagens vencedoras terão lugar de destaque nos sítios de internet e redes sociais do DESAFIO CLUBE TOP e do IPDJ.

Prémios

Categorias

• Nacional - O concorrente cuja mensagem registe o maior número total de votos será o vencedor absoluto a nível nacional;

• Regional - Os concorrentes cujas mensagens registem o maior número de votos na região de Portugal continental a que pertencem (NUT 2) serão vencedores regionais. Na região onde seja apurado o vencedor absoluto a nível nacional, o vencedor regional será o concorrente cuja mensagem registe o segundo maior número de votos nessa região.

Prémios

• Os seis concorrentes vencedores do concurso (nacional e regionais) terão como prémio a produção de um documentário em vídeo sobre o seu clube.

Divulgação do Documentário

• O documentário sobre os seis clubes Portugueses será divulgado através das páginas de internet e Facebook do DESAFIO CLUBE TOP e do IPDJ, estando também prevista a distribuição televisiva e de outras formas que se considerem relevantes.

Direitos de Utilização

• A participação no concurso implica a aceitação da cedência dos direitos, relativos a todos os materiais recolhidos na fase de produção e aos vídeos finais, ao Instituto Português do Desporto e Juventude, que os poderá utilizar em publicações e meios de divulgação da instituição, renunciando o clube a qualquer contrapartida financeira, ou de outra índole.

• O Instituto Português do Desporto e Juventude compromete-se a mencionar o nome do clube nas utilizações que venha a fazer dos respetivas materiais, recolhidos na fase de produção, e aos vídeos finais.

• O Instituto Português do Desporto e Juventude compromete-se a mencionar o nome do clube e, caso seja indicado, do autor da imagem nas utilizações que venha a fazer das respetivas mensagens, completas ou de parte delas (ex. fotografia).